sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Saiba Tudo Sobre Os Formatos De Filmes, DVDRip, DVDScr, R5, TC, TS, CAM, etc...




CAM

O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com umacâmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezesisso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugaresdisponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode serfilmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, édifícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitasvezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixoda tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e,especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devidoa esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins,mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixosruídos serão ouvidos.




TELESYNC (TS)

Umtelesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonteexterna de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona parapessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitasvezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeçãocom uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. Aqualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes debaixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs queforam rotuladas de forma errada.




TELECINE (TC)

Umamáquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e aimagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custosenvolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará como aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3(tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é umcontador visível e fixo durante todo o filme.







SCREENER (SCR)

Umafita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, parauso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmenteem 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas játerem sido lançados. A maior desvantagem é um "ticker" (uma mensagemque aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e umtelefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número desérie, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita,esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima.Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em algumacópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.




R5

R5se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço paracompetir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formatoque é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs.O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidosdiretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento deimagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados semáudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio deoutra fonte. Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" paradistinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade daimagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. Nofinal de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram anomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessemo mesmo.




DVD-SCREENER (DVDscr)

Mesmascondições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente comletterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de vendae/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas,e pode atrapalhar a visão. Se o "ripador" tiver o mínimo deconhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado praSVCD ou DivX/XviD.




DVDRip

Uma cópia dolançamento final do DVD. Se possível, é lançado na
internet antes mesmodo DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve serexcelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.




VHSRip

Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.




TVRip

Episódiosde TV que são de redes (capturados usando cabos
digitais/satélite) oude "PRE-AIR", que usam as fontes de satélites que mandam o programapelas redes com alguns dias de antecedências.




PDTV/HDTV

OsPDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmentegerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado comoHDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenastécnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips emVCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.




WORKPRINT (WP)

Umworkprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Podeconter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente amuito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Pretoestá faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) ealguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boasaquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.




DivX Reenc

UmDivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequenoarquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e sãorenomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD.Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobreum filme e quer apenas uma versão de 300MB.




Watermarks

Muitosfilmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcadospelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequenologo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d'água"Z" "A" e "Globe".




Asian Silvers / PDVD

Sãoproduzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos quevendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmenteencontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo deter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que nãoduram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postosnum DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhorque os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados comoVCD normalmente.




WMV/WMA

Formato proprietário daMicrosoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecsque podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivoscodificados em vários formatos.




RM/RA/RMVB

É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.




MOV
Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows.







ASF

Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsoft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.





SVCD

SVCDé baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas devariáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), quedescomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-ratevariável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não éfixo, geralmente entre 35-60 min.




VCD

É umformato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em umadefinição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter deuma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's eSVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olharum, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe74min em um CDR74.




XVCD / XSVCD

Estes sãobasicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e demelhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.




KVCD e KSVCD

KVCDé uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém jáexiste especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576(PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando umresolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeoscom até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.




KDVD

Formatode arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVDPlayer Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 nomeso DVD.




AVI

Audio Video Interleave. Formatode vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e oáudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.




MPEG

Éa abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisapara formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeodigital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrãoMPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio- entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podemusar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.




OGM

Podeser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.




VBR

BitrateVariável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, oque não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR =Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão recebermais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim comopartes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmentearquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.







Bitrate

Bitrateestá diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Querdizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 eMPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filmeoriginal estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo quetaxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.




Aspect Ratio Tags

WS - Widescreen (letterbox)
FS - Fullscreen




Codec

Éa abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamentoou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo emsinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD(video) e MP3/AC3 (som).




DivX / XviD

Doiscodecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados noformato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade.Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX vocêpoderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC.XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita dePCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.




NTSC / PAL

NTSCe o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSCtem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas oPAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podemter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA oNTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.





AC3

Codec deáudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimopara o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com maisde 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.




AAC

AdvancedAudio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescentauma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícilencontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.




BIN / CUE

Bine Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD.Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos própriosCDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que nãonescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos osarquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin.Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.




Expressões encontradas:

PROPER
Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.
UNRATED
Versão sem cortes.(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos)
LIMITED
Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.
INTERNAL
Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.
STV
Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.
ASPECT RATIO Tags
As expressões de formato são:
WS = Widescreen (letterbox)
FS = Fullscreen.
REPACK/RERIP
Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.
NUKED
Um rip pode ser “NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.
Razões para o NUKE
BAD A/R – Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.
BAD IVTC – Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS – Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.
INTERLACED – Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.
DUPE
Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria
SE (special edition)
Edição Especial
DC (director’s cut)
Versão do diretor.
estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade. NFO
Um arquivo de NFO é fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informação geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações
SyncFIX
Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.
RarFIX

Quando o release contém algum dos arquivos .rar defeituosos o grupo lança um RarFIX, contendo, na maioria das vezes, apenas o arquivo que estava com problemas.
SFV
É fornecida também par cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Programas: pdSFV ou o hkSFV
Subbed
Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
UnSUBBED
Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda.
Definições em arquivos de séries:
Lost.SxxExx.[HR-HDTV]HDTV.XviD.[PROPER]-LOL/XOR/CTU/NBS
Sxx – Temporada xx (exemplo S02 – temporada 2)
Exx – Episódio xx (exemplo E24 – episódio 24)
HDTV:
High Definition TV – Sinal capturado duma fonte de alta qualidade, O Som destas emissões no país é 5.1 mas nas releases da LOL/XOR só nos chega com 2.0 (stéreo). Os primeiros receptores de TV apresentavam 240 linhas de vídeo. Actualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 525 e 625 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV.
XviD:
Codec de compressão de vídeo utilizado. É o codec mais famoso que aí anda por ser inicialmente um hack do DivX, mas de código aberto e de livre utilização (ao contrário do DivX que é pago [pelo menos as versões para criar ficheiros comprimidos]).
LOL, XOR, CTU, NBS, (e muitos outros) são os grupos da scene que ripam os episódios.
[PROPER]
Se alguma coisa está mal com o anterior rip, (áudio fora de sincronia, vídeo com má qualidade, faltam imagens, etc etc) é lançada a versão PROPER por um grupo diferente. Se a nova versão for lançada pelo grupo inicial trata-se de um REPACK.
Blu-Ray Rip (BRRip)
Uma cópia do lançamento final do Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips são lançados em MKV ou avi usando codcs XViD OU H264(Matroska).
BDRip Bluray Disc Full
é ripado do BluRay, qualidade de vídeo e áudio excelentes no formato avi com codec xvid. Não precisa de tv lcd e afins. É bem superior ao DVDRip pois o rip é feito do BluRay, tendo uma qualidade final maior.
720P
720 é o numero de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1280 x 720.
1080P
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
1080i
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou não Progressive scan. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.


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