A GUITARRA
CLÁSSICA JÁ VIVEU MUITOS
MOMENTOS DE GLÓRIA, MAS, DE ACORDO COM A OPINIÃO DE
FABRICANTES E REVENDEDORES,
POR RAZÕES DIFERENTES E COM EFEITOS PRÁTICOS TAMBÉM DIVERSOS. AO
ANALISAR O QUE ELES DIZEM, PARECE QUE O ENTUSIASMO GUITARRÍSTICO DOS ANOS 60 FOI ALGO REALMENTE MUITO
DIFUNDIDO, MAS
SUPERFICIAL. NÃO HAVIA UM PROFUNDO E REAL
INTERESSE. DE FACTO, GRANDE PARTE DOS COMPRADORES
PROCURAVA APENAS O INSTRUMENTO MAIS ECONÓMICO (E POR FORÇA DE UMA SÉRIE DE CIRCUNSTÂNCIAS, O DE MAIS BAIXA QUALIDADE). UMA GUITARRA "SÓ PARA EXPERIMENTAR" E, DEPOIS,
PENDURAR
NUMA PAREDE,
SEM GRANDES PREOCUPAÇÕES.
NOS DIAS QUE CORREM
PERCEBE-SE NOVAMENTE UM
AUMENTO DO INTERESSE EM RELAÇÃO A ESTE INSTRUMENTO, TALVEZ POR RAZÕES MAIS SÉRIAS E PROFUNDAS, O QUE TORNA A
COMPRA UM GESTO MENOS CASUAL, MAIS PENSADO. POR
ISSO MESMO, É OPORTUNO
DAR ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS QUE SIRVAM DE ORIENTAÇÃO PARA OS QUE QUISEREM
COMPRAR UMA GUITARRA,
LEVANDO EM CONTA
AS EXIGÊNCIAS E A DISPONIBILIDADE ECONÓMICA DE CADA UM. ANTES DE MAIS, NÃO SE PODE ESQUECER QUE, NO QUE SE REFERE À GUITARRA ACÚSTICA, A AVALIAÇÃO DEVE SER FEITA
CASO POR CASO, ATÉ ENTRE
INSTRUMENTOS DE
MESMA MARCA E MODELO. A ARTE DE FABRICO DE GUITARRAS É ANTIGA E TIPICAMENTE
ARTESANAL, EMBORA, HOJE EM DIA, NOS MODELOS MAIS POPULARES A
ELABORAÇÃO SEJA, EM BOA
PARTE, MECÂNICA.
A FABRICAÇÃO DE GUITARRAS
DEPENDE DE UMA SÉRIE DE VARIÁVEIS: ESCOLHA E ENVELHECIMENTO DAS
MADEIRAS, ESPESSURA DA CAMADA DE VERNIZ, GRAU DE CURVATURA DO BRAÇO (QUE, SEGUNDO ALGUNS FABRICANTES, NÃO DEVE SER RECTO, MAS LEVEMENTE ARQUEADO) E ALTURA DO CAVALETE EM QUE
SE PRENDEM AS CORDAS. CADA UM DESTES ELEMENTOS TEM
UM PESO DETERMINANTE PARA O PERFEITO EQUILÍBRIO DO INSTRUMENTO. PORTANTO, DEPOIS DE OPTAR PELA MARCA E MODELO QUE MAIS SE ADAPTAM ÀS SUAS
EXIGÊNCIAS, ESCOLHA A
SUA GUITARRA ENTRE CERTO NÚMERO DE EXEMPLARES.
A AFINAÇÃO
UMA VEZ COM UMA GUITARRA NAS MÃOS, COMECE POR AVALIAR A SUA AFINAÇÃO. O SISTEMA EMPÍRICO MAIS SIMPLES É CONTROLAR OS "HARMÓNICOS" NATURAIS NA 12.ª CASA E AS MESMAS NOTAS
COM A CORDA PRESSIONADA.
O HARMÓNICO É OBTIDO DA
SEGUINTE FORMA: APOIE
LEVEMENTE O DEDO SOBRE QUALQUER CORDA,
EXACTAMENTE NO 12.º TRASTO.
SEM PRESSIONÁ-LA. EM SEGUIDA,
TOQUE-A E DEIXE-A VIBRAR, RETIRANDO O DEDO QUE SE
APOIAVA NELA,
RAPIDAMENTE. CONFRONTE, ENTÃO, O HARMÓNICO COM O SOM OBTIDO PELA PRESSÃO DA
CORDA NA 12.ª CASA:
AS DUAS NOTAS DEVEM ESTAR AFINADAS, (COM A MESMA ALTURA).
REPITA A OPERAÇÃO COM TODAS AS OUTRAS
CORDAS.
A TENSÃO
IMPORTANTE
TAMBÉM É O CONTROLO DA TENSÃO,
ISTO É, DA DIFICULDADE
QUE HÁ EM PRESSIONAR AS CORDAS
EM RELAÇÃO A SUA DISTÂNCIA DA ESCALA. ESSE CONTROLE É AINDA MAIS EMPÍRICO - TESTA-SE
DIRECTAMENTE TOCANDO QUALQUER ACORDE, PORQUE A DISTÂNCIA DAS CORDAS DA ESCALA E O RELATIVO ESFORÇO
PARA
PRESSIONÁ-LAS
SÃO FACTOS SUBJECTIVOS. MUITAS VEZES TRATA-SE DE UMA CARACTERÍSTICA QUE
VARIA DE
MODELO PARA MODELO E DE UM FABRICANTE PARA OUTRO. MESMO QUE ALGUM PROFESSOR FAMOSO NÃO ESTEJA DE ACORDO, TOMAMOS A LIBERDADE DE
ACONSELHAR AO GUITARRISTA NOVATO UMA TENSÃO MÉDIA, QUE NÃO CANSE A MÃO EM POUCO TEMPO NEM A FORCE A
ASSUMIR POSIÇÕES INCORRECTAS DECORRENTES DO ESFORÇO EXCESSIVO.
O BRAÇO
A DISTÂNCIA ENTRE AS CORDAS E A ESCALA DEPENDE DO GRAU DE CURVATURA DO BRAÇO, QUE, CONFORME JÁ
DISSEMOS,
NÃO É NECESSARIAMENTE RECTO.
É BEM VERDADE QUE UMA
CURVATURA EXCESSIVA,
PARA A FRENTE OU PARA TRÁS,
CONSTITUI UM DEFEITO DE FABRICO QUE INFLUI, ATÉ MESMO, NA AFINAÇÃO E NA TENSÃO DO
INSTRUMENTO, POIS ACABA ALTERANDO SUAS PROPORÇÕES. ASSIM É QUE O PRIMEIRO SINTOMA DE UM BRAÇO MALFEITO
PODE SER DETECTADO TANTO PELO TESTE DOS HARMÓNICOS QUANTO PELA SENSAÇÃO DE
EXCESSIVO
ESFORÇO (BRAÇO
CURVADO PARA A FRENTE),
OU DE DEMASIADA FACILIDADE (CURVADO
PARA TRÁS) AO PRESSIONAR
AS CORDAS. ALÉM DESSA AVALIAÇÃO
SUPERFICIAL, PODE-SE CONTROLAR A CURVATURA
PRESSIONANDO O MI BAIXO SOBRE A PRIMEIRA CASA E, AO MESMO TEMPO, SOBRE A 14.ª (OU 15.ª) CASA. (A
OPERAÇÃO DEVE SER REPETIDA COM TODAS AS CORDAS.) A CORDA, NESSA SITUAÇÃO, DEVERÁ TOCAR TODOS OS
TRASTOS COMPREENDIDOS ENTRE AS
REFERIDAS CASAS. NO PONTO INTERMEDIÁRIO ENTRE
ELAS, TOLERA-SE - E PARA ALGUMAS ESCOLAS É NECESSÁRIA - UMA DISTÂNCIA DE CERCA DE
MEIO MILÍMETRO EM RELAÇÃO AO TRASTO. ACIMA OU
ABAIXO DESSA MEDIDA, O
BRAÇO DEVE SER CONSIDERADO DEFEITUOSO, POR EXCESSIVA
CURVATURA PARA A FRENTE OU PARA
TRÁS. E É PRECISO LEVAR EM
CONSIDERAÇÃO QUE, A
GUITARRA CONVENCIONAL, O
BRAÇO NÃO DISPÕE DA HASTE METÁLICA DE REGULAGEM INTERNA, EXISTENTE NAS GUITARRAS ELÉCTRICAS. PORTANTO, UMA CURVATURA DEMASIADA ACENTUADA, É UM DEFEITO QUE DIFICILMENTE SERÁ SANADO. ALÉM DISSO, O CUSTO PARA TAL REPARO É MUITO ELEVADO.
O
BRAÇO PODE APRESENTAR INCONVENIENTES ATÉ MESMO NO QUE DIZ RESPEITO A SUA
INCLINAÇÃO RELATIVA À
CAIXA DE RESSONÂNCIA. NESSE CASO, ALÉM DE O DEFEITO SER DETECTADO COM UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO DO
PARALELISMO ENTRE AS CORDAS EXTREMAS, A PROVA DOS HARMÓNICOS É DETERMINANTE.
A MADEIRA, O VERNIZ, AS CRAVELHAS
A MADEIRA É UM MATERIAL VIVO E, PORTANTO, EM CONTÍNUA ADAPTAÇÃO, MESMO DEPOIS DE TRANSFORMADA
NUM INSTRUMENTO MUSICAL. ASSIM,
ALÉM DOS POSSÍVEIS DEFEITOS DE FABRICAÇÃO, CONVÉM ESTAR ATENTO PARA EVENTUAIS ACIDENTES, COMO A EXPULSÃO DOS TRASTOS, QUE FICAM LEVANTADOS DA
ESCALA; OU A EXCESSIVA
CONVEXIDADE (UMA
CURVATURA SUAVE É NORMAL)
DA PARTE DO TAMPO SITUADA ATRÁS DO
CAVALETE, POR FORÇA DA TRACÇÃO DAS
CORDAS. ESSA CONVEXIDADE EM EXCESSO É
INDÍCIO DE UMA INCLINAÇÃO PARA A FRENTE DA PEÇA EM QUE SE PRENDEM AS CORDAS, E ISSO INFLUI, ENTRE OUTRAS COISAS, NA AFINAÇÃO DO INSTRUMENTO.
NO QUE SE REFERE ÀS CRAVELHAS (CARRILHÕES OU TARRAXAS), ISTO É, AOS MECANISMOS QUE ESTICAM E AFROUXAM AS CORDAS, É NECESSÁRIO QUE A SUA ACÇÃO
SEJA SUAVE E GRADUAL; DO
CONTRÁRIO, A AFINAÇÃO
CORRECTA DO INSTRUMENTO SERÁ TAREFA EXTREMAMENTE DIFÍCIL.
OS
INSTRUMENTOS REVESTIDOS POR CAMADAS MUITO DENSAS DE VERNIZ DEVEM SER EVITADOS, POIS ISSO MUITAS VEZES
COMPROMETE A SONORIDADE.
VALE LEMBRAR AINDA QUE, QUANDO USADO COM FREQUÊNCIA, A GUITARRA ADQUIRE MAIOR
VOLUME SONORO E MODIFICA O TIMBRE À MEDIDA QUE A MADEIRA ENVELHECE.
UMA GUITARRA PARA TODOS
PORTUGAL JÁ POSSUI LONGA TRADIÇÃO NO FABRICO DE GUITARRAS. OS INTERESSADOS EM ADQUIRIR UM BOM INSTRUMENTO NÃO NECESSITAM RECORRER A MARCAS ESTRANGEIRAS.
ENTRE NÓS, A CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO É, SOBRETUDO, EM MOLDES ARTESANAIS. NOVENTA
POR CENTO DE UMA GUITARRA É FEITA MANUALMENTE. APENAS
A SERRAGEM DA MADEIRA É EXECUTADA POR MÁQUINAS ESPECIALIZADAS. E AQUI SÃO PRODUZIDOS OS MAIS VARIADOS MODELOS, QUE ATENDEM A TODOS OS
GOSTOS E BOLSOS. DESDE OS MAIS RUDIMENTARES, DESTINADOS AOS ESTUDANTES - OS MAIS VENDIDOS -, ATÉ AOS MAIS SOFISTICADOS, PROCURADOS PELOS
CONCERTISTAS,
CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS DE EXCELENTE QUALIDADE E
SUBMETIDOS A RIGOROSOS TESTES
ESPECIAIS.
ESCOLHA DAS CORDAS
TOMADA A DECISÃO DE SUBSTITUIR AS CORDAS, É COMUM DEPARARMO-NOS COM DIFICULDADES FRENTE À FATÍDICA QUESTÃO QUE O COMERCIANTE NOS APRESENTA: "MAS QUE TIPO DE CORDA VOCÊ DESEJA?". ANTES DE MAIS NADA, É BOM DEIXAR DE LADO AS MAIS BARATAS - SERIA UMA ECONOMIA ENGANOSA. E NÃO SE PODE ERRAR NA ESCOLHA, POIS, AO ADQUIRIR CORDAS NÃO ADEQUADAS ÀS EXIGÊNCIAS DO INSTRUMENTO, CORRE-SE O RISCO DE DANIFICÁ-LO.
A
PRIMEIRA DISTINÇÃO, FUNDAMENTAL PARA O
BOM DESEMPENHO DO INSTRUMENTO, DEVE SER
FEITA ENTRE CORDAS DE NYLON E DE METAL (ENTRE
NÓS ESTAS ÚLTIMAS SÃO CHAMADAS GENERICAMENTE DE CORDAS DE AÇO, APESAR DA DIVERSIDADE DOS METAIS EMPREGADOS). NA
GUITARRA CLÁSSICA CONVÉM USAR EXCLUSIVAMENTE CORDAS DE NYLON.
DE
FACTO, ESSE DELICADO
INSTRUMENTO NÃO FOI CONSTRUÍDO PARA SUPORTAR A FORTE TENSÃO PRODUZIDA
PELAS CORDAS DE AÇO. O
CAVALETE PODERIA SOLTAR-SE, OU - PIOR AINDA - A CAIXA DE RESSONÂNCIA E O BRAÇO PODERIAM SOFRER
DEFORMAÇÕES, COM DANOS
MUITO GRAVES PARA O INSTRUMENTO.
E, NESTE CASO, UM CONSERTO SERIA ALGO MUITO
COMPLEXO E, SEM DÚVIDA, DISPENDIOSO.
NA
GUITARRA DE FOLK, AO
CONTRÁRIO, ACONSELHA-SE COLOCAR CORDAS DE METAL. A ESTRUTURA DESSE INSTRUMENTO É MAIS RESISTENTE E
CONCEBIDA EM FUNÇÃO DESSE TIPO DE CORDA. O
BRAÇO É REFORÇADO, NO
SEU INTERIOR, POR UMA
BARRA EM LIGA DE AÇO,
QUE CONTRABALANÇA A TENSÃO DAS CORDAS.
ESSA
TORÇÃO PODE SER MODIFICADA APARAFUSANDO-SE OU DESAPARAFUSANDO-SE (MUITO
POUCO, POIS OS SULCOS DO
PARAFUSO SÃO RELATIVAMENTE CURTOS) A EXTREMIDADE SUPERIOR DA BARRA, ESCONDIDA POR UMA PEQUENA CHAPA NA BASE DA CABEÇA DO
INSTRUMENTO. EM ALGUNS MODELOS, A EXTREMIDADE DA BARRA FICA
EXPOSTA NO PONTO DE JUNÇÃO ENTRE O BRAÇO E A CAIXA DE RESSONÂNCIA. PODE-SE, ASSIM, CORRIGIR A
CURVATURA DO BRAÇO. MAS, NOS CASOS MAIS GRAVES, É MELHOR PROCURAR UM
ESPECIALISTA PARA NÃO CORRER
O RISCO DE DANIFICAR DEFINITIVAMENTE O INSTRUMENTO. A GUITARRA DE DOZE CORDAS TEM, EM GERAL, UMA BARRA DUPLA, POIS A TENSÃO EXERCIDA PELAS CORDAS AGUDAS É MUITO
DIFERENTE DA EXERCIDA PELAS CORDAS
GRAVES.
COM BASE NAS
CONSIDERAÇÕES FEITAS ATÉ AQUI,
FICA EVIDENTE QUE AS CORDAS DE NYLON NÃO
DANIFICARIAM UMA GUITARRA FOLK. MAS
COM ESSE TIPO DE CORDA NÃO SE OBTERIA UM RENDIMENTO SONORO ADEQUADO, NEM O TIMBRE BRILHANTE
CARACTERÍSTICO DESSE INSTRUMENTO.
TAMBÉM NA GUITARRA
ELÉCTRICA
DEVE-SE
UTILIZAR CORDAS DE METAL;
O SEU BRAÇO É REFORÇADO COMO O DA GUITARRA FOLK.
CORDAS
DE NYLON
NUM
JOGO DE CORDAS PARA GUITARRA CLÁSSICA, UMA PRIMEIRA DISTINÇÃO DEVE SER FEITA ENTRE AS CORDAS AGUDAS E
AS GRAVES. AS PRIMEIRAS SÃO FORMADAS POR
UM ÚNICO FILAMENTO DE NYLON,
ÀS VEZES COBERTO POR UMA FINA CAMADA DE PLÁSTICO. A
QUALIDADE DESSE TIPO DE CORDA DEPENDE DA HOMOGENEIDADE DO MATERIAL E DA
PERFEITA SECÇÃO CIRCULAR E SEMPRE IGUAL EM TODO E QUALQUER PONTO. ALGUNS TIPOS DE CORDA TÊM A SUPERFÍCIE OPACA, ESMERILADA, PARA IMPEDIR QUE OS DEDOS
ESCORREGUEM. OUTROS SÃO PINTADOS DE PRETO
POR MEIO DE UM TRATAMENTO QUÍMICO/FÍSICO QUE LHES PROPORCIONA DETERMINADAS QUALIDADES SONORAS.
JÁ AS
CORDAS GRAVES TÊM A PARTE INTERNA COMPOSTA POR FINÍSSIMOS FILAMENTOS DE NYLON, RECOBERTOS POR UM FIO
METÁLICO ENROLADO EM ESPIRAL.
O TIPO DO METAL - UMA LIGA DE OURO, PRATA OU BRONZE - INFLUI NA QUALIDADE DO SOM. AS CORDAS DE NYLON PRATICAMENTE SUPLANTARAM AS DE
TRIPA - E AS DE SEDA E
METAL
PARA OS BAIXOS -, UTILIZADAS ATÉ AS PRIMEIRAS DÉCADAS DE NOSSO SÉCULO.
CORDAS
DE METAL
AS CORDAS DE METAL TIPO ROUNDWOUND USADAS NA GUITARRA SÃO FORMADAS POR UM FILAMENTO FEITO DE UMA LIGA ESPECIAL DE AÇO, REVESTIDO POR UM FIO FINO, TAMBÉM METÁLICO, ENROLADO EM ESPIRAL (EXCEPÇÃO
PARA AS DUAS CORDAS MAIS AGUDAS - TRÊS NOS JOGOS DE TIPO "LEVE" -,
QUE NÃO SÃO REVESTIDAS).
COMO NAS CORDAS GRAVES
DE NYLON, AQUI TAMBÉM O
METAL EMPREGADO PARA REVESTIMENTO (COBRE,
BRONZE, LATÃO OU NÍQUEL) INFLUI NA QUALIDADE DO SOM.
AS
CORDAS USADAS EM GUITARRAS ELÉCTRICAS SÃO SEMELHANTES ÀS ANTERIORES; TODAVIA, NA SUA PARTE INTERNA
UTILIZAM-SE, DE PREFERÊNCIA, METAIS POUCO MAGNÉTICOS, TAIS COMO O LATÃO, O BRONZE OU O COBRE,
AO INVÉS DO AÇO. HÁ TAMBÉM
AS CORDAS DO TIPO FLATWOUND,
EM QUE O REVESTIMENTO É MAIS (OU
MENOS) LIXADO, OU SE CONSTITUI DE UM
FILAMENTO ACHATADO - UMA
ESPÉCIE DE FITA -,
ENROLADO EM ESPIRAL. O SOM
RESULTANTE É OPACO, DE MENOR BRILHO,
MAS AS CORDAS SÃO MAIS CONFORTÁVEIS PARA SE TOCAR. E
SÃO AS PREFERIDAS NOS CASOS EM QUE SE QUER ELIMINAR O RUÍDO DOS DEDOS
DESLIZANDO AO LONGO DA ESCALA,
COMO,
POR EXEMPLO, NOS ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO. AS CORDAS FLATWOUND SÃO FEITAS (COM LIGEIRAS DIFERENÇAS) TANTO PARA A GUITARRA CLÁSSICA COMO PARA
GUITARRA ELÉCTRICA. POR ISSO MESMO É PRECISO TER
CUIDADO PARA NÃO AS TROCAR POR ENGANO. ASSIM SE
EVITAM ESTRAGOS PELA TENSÃO INADEQUADA.
CORDAS DE "SEDA E AÇO”
TRATA-SE DE UM TIPO DE CORDA QUE
ESTÁ A MEIO CAMINHO ENTRE AS DE NYLON E AS DE METAL. TANTO
NO QUE DIZ RESPEITO À TENSÃO QUANTO À SUA CONSTITUIÇÃO. AS MAIS AGUDAS SÃO FEITAS DE AÇO LEVE, NÃO REVESTIDO. JÁ
AS GRAVES TÊM A PARTE INTERNA DE AÇO E NYLON (OU RAIOM OU SEDA) REVESTIDA POR UM FILAMENTO PRATEADO, EM ESPIRAL. MACIAS E DOTADAS DE UM SOM, EXCELENTE, AS CORDAS DE SEDA E AÇO SÃO MUITO
ADEQUADAS PARA A GUITARRA FOLK, SENDO ARRISCADO USÁ-LAS NUMA GUITARRA CLÁSSICA.
O "PESO" DAS CORDAS
OUTRO IMPORTANTE ELEMENTO A SER CONSIDERADO NO MOMENTO DA ESCOLHA, TANTO PARA AS CORDAS DE
NYLON COMO PARA AS DE METAL, É SEU "PESO".
ELE DETERMINA A TENSÃO
DAS CORDAS, DEPOIS DE
MONTADAS NO
INSTRUMENTO. ESTE "PESO"
NÃO É OUTRA COISA SENÃO O DIÂMETRO DA CORDA (GAUGE, EM INGLÊS).
AS CORDAS "LEVES
" (FIGHT
GAUGE) SÃO AS MAIS FINAS. ALCANÇAM
A AFINAÇÃO CORRECTA COM UMA TENSÃO RELATIVAMENTE BAIXA, O QUE CONFERE SUAVIDADE AO TOQUE.
SÃO AS MAIS ADEQUADAS AOS PRINCIPIANTES E
TAMBÉM AOS GUITARRISTAS DE BLUES, QUE
MUITAS VEZES "EMPURRAM" AS CORDAS NOS TRASTOS, PARA OBTER
ALGUNS EFEITOS CARACTERÍSTICOS DESSE GÉNERO DE MÚSICA. O SOM,
NO ENTANTO, RESULTA
MENOS RICO E INTENSO EM RELAÇÃO AO OBTIDO PELAS CORDAS MAIS PESADAS. ALÉM DISSO, SE A ESCALA NÃO ESTIVER EM PERFEITAS
CONDIÇÕES,
É BEM PROVÁVEL QUE AS CORDAS LEVES INCOMODEM. AS
CORDAS "PESADAS" (HEAVY GAUGE), AO CONTRÁRIO, PRODUZEM UM SOM RICO, PLENO,
INTENSO, E MANTÊM
FACILMENTE A AFINAÇÃO. SÃO INDICADAS
PARA A GUITARRA BASE, COM PALHETA, E PARA O ROCK.
AS CORDAS PESADAS DE
NYLON SÃO, SEM DÚVIDA, MAIS ADEQUADAS DO QUE AS
LEVES PARA UM CONCERTO DE GUITARRA CLÁSSICA. UM
TANTO DURAS DE SE PRESSIONAR,
AS CORDAS PESADAS REQUEREM MUITA TÉCNICA NA MÃO ESQUERDA. ALÉM DISSO,
É PRECISO TER CERTEZA DE QUE O INSTRUMENTO É SUFICIENTEMENTE SÓLIDO A PONTO DE
SUPORTAR A TENSÃO. NA DÚVIDA, É MELHOR OPTAR
PELAS CORDAS DO TIPO "MÉDIO". CADA
FÁBRICA TEM SEU CONCEITO SUBJECTIVO DE "PESO". ASSIM, AO MUDAR A MARCA DAS CORDAS, É BOM MENCIONAR DIRECTAMENTE
O DIÂMETRO, QUE APARECE
IMPRESSO NAS EMBALAGENS,
EM VEZ DE SE ORIENTAR PELAS DENOMINAÇÕES "PESADA", "LEVE" OU "MÉDIA".
A QUALIDADE DO SOM / PREÇO
NUMA
LOJA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DEPARAMO-NOS COM UMA GRANDE VARIEDADE DE PREÇOS DE GUITARRAS, QUE À PRIMEIRA VISTA SÃO
TODAS IGUAIS! DIFERINDO NOS TONS DAS CORES
DAS MADEIRAS, DE QUE SÃO
CONSTRUÍDAS.
UM
GUITARRISTA COM ALGUMA EXPERIÊNCIA NOTA QUE O TIMBRE É DIRECTAMENTE
PROPORCIONAL À QUALIDADE
DE SOM E O PREÇO, OU SEJA,
QUANTO MAIS CARA, MELHOR
É O TIMBRE DO INSTRUMENTO,
(SALVO VENDEDORES
DESONESTOS QUE PODERÃO COLOCAR PREÇOS SEMELHANTES EM INSTRUMENTOS DIFERENTES)!!!.
REGRA
GERAL UMA BOA GUITARRA,
DE CONSERTO, DEMORA
MESES E POR VEZES ANOS A CONSTRUIR, HAVENDO UM GRANDE CUIDADO NA SELECÇÃO E APLICAÇÃO DE: COLAS, VERNIZES, QUALIDADE DAS MADEIRAS, TEMPOS DE SECAGEM, ETC..
UMA
GUITARRA TEM VÁRIOS TIPOS DE MADEIRA NA SUA CONSTITUIÇÃO, A MADEIRA DA PARTE DA FRENTE DEVE SER POROSA
DE MODO A PERMITIR UMA MAIOR SAÍDA DE SOM PARA A FRENTE DO MÚSICO, AO CONTRÁRIO DA MADEIRA DE
TRÁS, QUE DEVE SER OPACA
DE MODO A IMPEDIR QUE O SOM VENHA PARA TRÁS DA CAIXA DE RESSONÂNCIA DA GUITARRA…
TEXTO
TIRADO E ADAPTADO DA INTERNET E DE NUM ARTIGO PUBLICADO POR: CLAUDIA GALLONE
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